"; PlayWin.document.write(winContent); PlayWin.document.close(); // "Finalizes" new window // UniqueID = UniqueID + 1 // newWinOffset = newWinOffset + 20 // subsequent pop-ups will be this many pixels lower }

Segunda-feira, Janeiro 14, 2008

François Ruffin - Trabalho e Capital

"A parte dos lucros é hoje invulgarmente elevada (e a parte dos salários invulgarmente baixa). Na realidade, a amplitude desta evolução e o leque dos países a que diz respeito não tem precedentes nos últimos 45 anos."
... estas linhas ... estão num artigo do Banco de Pagamentos Internacionais (BPI), instituição que todos os meses , em Basileia, reune os responsáveis dos bancos centrais... Não se trata propriamente de um covil de marxistas, mas o seu requisitório contra a referida "margem de lucro de um valor sem precedentes" ocupa vinte e três páginas do referido texto (Luci Ellis e Kathrin Smith, "The Global Upward Trend in the Profit Share", Bank of International Settlement, Working Papers, nº 231, Basileia, Julho de 2007).
Com esta transcrição começa François Ruffin o seu excelente artigo, que vale em todos os seu parágrafos. Por ele ficamos a saber que, enquanto eminentes socialistas Vitor Constâncio, José Sócrates e Vital Moreira e Vieira da Silva continuam a praguejar contra os privilégios dos trabalhadores, os banqueiros já estão preocupados com possíveis revoluções caso não se ponha termo a esta grande bouffe do Capital.(AF)

in François Ruffin, SALÁRIOS: O TABU DA PARTILHA DA RIQUEZA
publicado por Le Monde Diplomatique em Janeiro de 2008

Etiquetas: , , , ,

Quarta-feira, Setembro 26, 2007

Primado do tempo

O tempo tem-se transformado na grandeza de primeira ordem em todos os domínios. Vejamos.
  1. Física há grandezas fundamentais e derivadas: comprimento, massa e tempo são fundamentais; velocidade, massa específica e quantidade de movimento são derivadas. O Système International seleccionou sete grandezas fundamentais, entre elas o comprimento e o tempo. Mas, lendo com mais atenção descobrimos que a unidade de comprimento - o metro - é definido, não como a décima milionésima parte do quarto do meridiano terreste, mas antes como o comprimento percorrido pela luz no vazio num intervalo de tempo de 1/299792458 do segundo (Guilherme de Almeida, "Sistema Internacional de Unidades", Plátano Editora, Lisboa, 1988).
  2. Poder político - distingue-se pela capacidade em definir o tempo em que determinada acção se executa. Quem está fora do poder, pode até antecipar-se. Quem está dentro, sai no momento em que não consegue determinar o curso dos acontecimentos.
  3. Economia, digo, o milagre da multiplicação dos pães. Se o teu sustento de hoje depende apenas do teu tempo de trabalho, tens boas razões para recear que amanhã estarás a trabalhar mais para conseguir igual resultado. Se o teu sustento de hoje é conseguido principalmente com o tempo de trabalho de outros, tens boas razões para acreditar que amanhã estarás a fazer menos para conseguir igual resultado (conf. a escala das taxas de variação dos lucros brutos dez vezes superior à das taxas de variação dos salários brutos).


Lucros e aumentos salariais

Gráficos: Market Observations
publicado por Contrary Investor em Setembro de 2007

Etiquetas: , ,


hits: