"; PlayWin.document.write(winContent); PlayWin.document.close(); // "Finalizes" new window // UniqueID = UniqueID + 1 // newWinOffset = newWinOffset + 20 // subsequent pop-ups will be this many pixels lower }

Terça-feira, Março 08, 2005

Receitas para máquinas de fazer pão



Angustiado com a qualidade do pão que encontro correntemente à venda, no ano passado decidi comprar uma máquina para fazer pão em casa. Não foi uma decisão fácil pois era frequente ter relatos de experiências frustradas com as mesmas. No entanto, achei que por 60€ valia a pena arriscar.
Tenho que admitir que as primeiras semanas foram bastante frustrantes. As receitas descritas nos manuais não me agradavam e nem sempre o pão ficava "apetecível". No entanto, uma vez que o dinheiro já estava gasto decidi ser teimoso e insistir com a máquina até ficar satisfeito com o resultado. Neste momento posso dizer que estou orgulhoso e tenho recebido alguns elogios pela qualidade do pão. Por isso decidi expôr aqui as receitas de maior sucesso.

Pão de água e sal
- 350ml de água;
- 10g de sal;
- 540g de farinha de trigo;
- 10g de fermento fresco;

Coloque os ingredientes pela ordem descrita em cima sem os misturar. Use o modo mais longo possível para pão branco (no meu caso é de 3h50m). Esta receita é especialmente indicada para preparar o pão do dia seguinte.

Algumas variantes deste pão:
- com oregãos - um complemento aromático muito agradável e que merece um bom azeite para acompanhar;
- com sementes de sésamo pretas - não afectam especialmente o sabor do pão mas dão um aspecto invulgar ao mesmo;
- com sementes de girasol - para quem gosta de um pão mais "forte".

Broa de Milho
- 600ml de água;
- 10g de sal;
- 500g de farinha de milho;
- 250g de farinha de trigo;
- 10g de fermento fresco;

Coloque os ingredientes pela ordem indicada. Use um programa "normal" (3h00 no meu caso). Esta broa não é indicada para fazer um pão "programado" para o dia seguinte pois existe o risco da massa não ficar bem. É conveniente "ajudar" a máquina no processo de mistura com uma colher de pau para garantir que a massa fica realmente uniforme.


Outros conselhos:
- para conseguir uma côdea estaladiça, escolha um modo "bem cozido", retire o pão da "panela" assim que acabar a cozedura e corte uma fatia para libertar o vapor em excesso;
- o fermento fresco é dificil de encontrar mas vale a pena pois é muito mais barato do que o fermento seco.
- para saber mais leia o artigo "Um pouco mais de pão..."

Etiquetas: , ,


hits: