Segunda-feira, Setembro 03, 2007

Maria de Lurdes Rodrigues e o seu ratio professor/aluno


Para quem não conhece os meandros do ensino deve ter ficado espantado com o razão de 7 alunos para 1 professor:
- "Pois então, nã querem lá ver... os mentirosos dos profs. a dizerem que nã guentam tanto trabalho! Afinal só têm 7 alunos por turma. Atão? Nã querem lá ver? É preciso mesmo é dar-lhes na cabeça e pô-los a trabalhar! Pois que lhes dêm mais turmas!".

Lurdes Rodrigues devia ter esta reacção do público em mente ( quando falou hoje no telejornal das 20 h, na RTP1) para justificar o acréscimo de horas de trabalho distribuído aos docentes, essencialmente aos mais velhos, aqueles que mais precisam que lhes aligeirem a carga do dorso já cheio de artroses!

Não tenho conhecimento prático daquela razão, apenas em alguns casos de professores de francês. Mesmo assim, esses poucos alunos são de várias turmas e são agrupados numa determinada hora, ou duas, perfazendo uma turma normal ( o número máximo é de 28 alunos ).
Como pode a ministra da educação dar-se ao luxo de falar tão irresponsavelmente?

Como pode dizer que é normal ficarem 40 e tal mil professores de fora quando ela, ao sobrecarregar os professores do quadro, sabe muito bem que poupa horas e, consequentemente, impede a entrada de mais uns cerca de 10 mil professores?

Até quando vai o M.E. espezinhar, desacreditar profissionais competentes que lhe deviam merecer todo o respeito?


Etiquetas:

3 Comentários:

At 23:29, Blogger José Ferrão disse...

Mas temos que dar a mão à palmatória: finalmente, apareceu um problema (o desemprego entre os professores) que não é da culpa dos professores!
Habituada a culpar os professores por tudo aquilo que não consegue explicar dentro do seu ministério, eis que agora, o desemprego entre os professores é um problema da nossa sociedade, porque o ensino não pode ser considerado o caixote do lixo das outras profissões.
Finalmente, a ilustre ministra vem dar uma aula para o consumo dos seus colegas ministros.
Até quando teremos que continuar a ser governados por criaturas de que ninguém ouviu falar, até ocuparem os lugares ministeriais, e cujo nome se vem a esquecer no preciso momento em que largaram esses cargos?

 
At 14:50, Blogger Laurentina disse...

Eu estou fartinha de o dizer ...é preciso ...urgente voltar a usar " flit" , mas com máquina de sulfatar ,ou "Shelltox" -MATA QUE SE FARTA.

Beijão grande

Ai já me esquecia...
Para que conste estas criaturas são todas descendentes de um grande comboio de "putas" ...com todo o respeito que a profissão me possa merecer(?!!!) quando com passagem do respectivo recibo para despesas como " prestação de serviços" e respectiva contabilidade organizada...

 
At 00:32, Blogger Moriae disse...

Hummmm ... no ano passado, eu tinha 9 turmas com 20 ou mais alunos cada. fora isso, era directora de uma delas e ainda tinha tempo para um Clube de Música e aulas de substituição. A minha média qual seria na cabeça da Sinistra Milu? Bom, talvez 1/18 já que o Conselho de Turma tinha cerca de 10 professores ... (alguns com 3 turmas, outros 4, outros 5).
Bjinho Magda

 

Enviar um comentário

<< Home


hits: