As revistas Visão, Visão Júnior e Activa em Braille
"O Net - Espaço Internet do Município de Óbidos conta, a partir deste mês de Outubro, com revistas em versão braille para consulta gratuita, do grupo editorial Controljornal, nomeadamente as publicações Visão, Visão Júnior e Activa.
Desde Março de 2006, o Espaço Internet dispõe de equipamento facilitador para pessoas com baixa visão ou invisuais.
A impressora Braille basic com editor gráfico incluído - winbraille 4 - permite às pessoas com insuficiências visuais realizarem as suas impressões sem ajuda. O leitor de ecrã Windows Eyes, transforma a imagem do ecrã em informação textual, disponibiliza em Braille ou em voz. Para aqueles que possuam uma baixa visão, o Zoom Text amplia a imagem do ecrã, à medida que se passa com o rato. Por último, o Espaço Internet conta, também, com o Poet Compact que, tendo aparência de um scanner normal, faz a leitura das páginas para o seu utilizador, em português."
Fonte: http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=13791
_____________________________________________________

Claro que há bastantes livros passados em Braille mas uma revista tem temas actuais e são de grande importância para a inserção de invisuais na nossa sociedade.
Quem conhece de perto, ou tem na família, pessoas com deficiência visual, compreende o quão importante é ter acesso a uma revista. São estas que em Portugal existem e, pelo que ouvi, são gratuitas. O facto de um invisual as poder "ler" é fundamental!
Poucas pessoas sabem disto; assim, aproveito este espaço para o divulgar.
Fico feliz com estas novas oportunidades. Um invisual tem um mundo seu, muito próprio, muitas vezes não coincidente com os mundos dos seus pares e poder "ler", em Braille, o que os outros lêem com os olhos torna-os menos "diferentes".
Nota: Quadro de Renoir - As duas irmãs.
Etiquetas: Novas oportunidades
0 Comentários:
Enviar um comentário
<< Home