Terça-feira, Julho 31, 2007

As revistas Visão, Visão Júnior e Activa em Braille

"O Net - Espaço Internet do Município de Óbidos conta, a partir deste mês de Outubro, com revistas em versão braille para consulta gratuita, do grupo editorial Controljornal, nomeadamente as publicações Visão, Visão Júnior e Activa.

Desde Março de 2006, o Espaço Internet dispõe de equipamento facilitador para pessoas com baixa visão ou invisuais.

A impressora Braille basic com editor gráfico incluído - winbraille 4 - permite às pessoas com insuficiências visuais realizarem as suas impressões sem ajuda. O leitor de ecrã Windows Eyes, transforma a imagem do ecrã em informação textual, disponibiliza em Braille ou em voz. Para aqueles que possuam uma baixa visão, o Zoom Text amplia a imagem do ecrã, à medida que se passa com o rato. Por último, o Espaço Internet conta, também, com o Poet Compact que, tendo aparência de um scanner normal, faz a leitura das páginas para o seu utilizador, em português."
Fonte: http://www.oesteonline.pt/noticias/noticia.asp?nid=13791


_____________________________________________________
Embora esta notícia seja do ano passado, ainda hoje existem muitas pessoas que não têm conhecimento da possibilidade de ler estas revistas.

Claro que há bastantes livros passados em Braille mas uma revista tem temas actuais e são de grande importância para a inserção de invisuais na nossa sociedade.

Quem conhece de perto, ou tem na família, pessoas com deficiência visual, compreende o quão importante é ter acesso a uma revista. São estas que em Portugal existem e, pelo que ouvi, são gratuitas. O facto de um invisual as poder "ler" é fundamental!

Poucas pessoas sabem disto; assim, aproveito este espaço para o divulgar.

Fico feliz com estas novas oportunidades. Um invisual tem um mundo seu, muito próprio, muitas vezes não coincidente com os mundos dos seus pares e poder "ler", em Braille, o que os outros lêem com os olhos torna-os menos "diferentes".


Nota: Quadro de Renoir - As duas irmãs.

Etiquetas:

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home


hits: