Terça-feira, Novembro 07, 2006

Peter Inge - Risco de derrota militar

"O Marechal de Campo Sir Peter Inge, anterior Chefe das Forças Armadas Britânicas, quebrou as regras ao desferir um ataque às actuais operações no Iraque e Afganistão, advertindo que as forças britânicas arriscam-se a uma derrota militar no Afganistão.
Numa das imtervenções mais fortes sobre o modo como está a ser conduzida a Guerra ao Terror, Inge acusou também a ausência de qualquer 'estratégia clara' orientadora das operações no Iraque e no Afganistão.
...
Os reparos do anterior Chefe das Forças Armadas, que também integrou a Comissão Butler reportando falhas dos serviços secretos no Iraque, seguem-se aos do actual Chefe das Forças Armadas Britânicas, General Sir Richard Dannat, que advertiu que a presença das tropas britânicas no Iraque 'exacerbou' os problemas de segurança naquele país.
A intervenção de Inge, ocorrendo no meio de espulações crescentes sobre a estratégia de saída do Iraque, é a primeira crítica de um anterior Chefe das Forças Armadas Britânicas às operações. Os seus comentários, feitos numa reunião de peritos europeus na terça-feira e publicados aqui em primeira mão, reflectem o crescente desalento dos oficiais superiores e funcionários civis da defesa e dos negócios estrangeiros, perante a ausência de uma política de defesa e diplomacia britânica claramente independente da dos Estados Unidos em áreas críticas do Afganistão e do Iraque."

Artigo completo em The Guardian.

Etiquetas: , , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home


hits: