Quinta-feira, Abril 14, 2005

O Génesis e as vacas

... " Logo no começo do Génesis, está escrito que Deus criou o Homem para que ele reinasse sobre os pássaros, os peixes e o gado. É claro que o Génesis é obra do homem e não do cavalo.

Ninguém pode ter a certeza absoluta que Deus realmente queria que o homem reinasse sobre todas as outras criaturas. O mais provável é que o homem tenha inventado Deus para santificar o seu poder sobre a vaca e o cavalo, poder esse que ele usurpara. Sim, porque, na verdade, o direito de matar um veado ou uma vaca é a única coisa que a humanidade, no seu conjunto, nunca contestou, mesmo durante as guerras mais sangrentas.

É um direito que só nos parece natural porque quem está no topo da hierarquia somos nós.

Bastava que entrasse mais outro parceiro no jogo, por exemplo um visitante vindo de outro planeta cujo Deus tivesse dito «Tu reinarás sobre as criaturas de todas as outras estrelas » , para que toda a evidência do Génesis ficasse logo posta em questão.

Talvez depois de um marciano o ter atrelado a uma charrua ou enquanto estivesse a assar no espeto um habitante da Via Láctea, o homem se lembrasse das costeletas de vitela que costumava comer e apresentasse ( tarde demais ) as suas desculpas à vaca ... "


Excerto de " A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DO SER " de Milan Kundera.

É um prazer imenso ler ou ouvir pessoas que se expressam com a objectividade que emana desta pouca prosa desmistificando ideias consideradas verdades que apenas servem para adormecer os espíritos com o intuito escondido de controlar as pessoas, elas também reunidas em rebanhos, não de cabras ou ovelhas, mas das próprias pessoas.
Na minha opinião, a não perder esta prosa...

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home


hits: